sexta-feira, 2 de maio de 2008

Bons Objectivos e Boas Conclusões

Rir muito e com frequência; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o
afecto das criança; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a
traição de falsos amigos; apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros; deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma vida saudável , um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isso é ter tido sucesso.

(Ralph Waldo Emerson)


Não confundas o amor com o delírio da posse, que acarreta os piores sofrimentos. Porque, contrariamente à opinião comum, o amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, esse é que faz sofrer. (...) Eu sei assim reconhecer aquele que ama verdadeiramente: é que ele não pode ser prejudicado. O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.

(Antoine de Saint-Exupéry)


O autoconhecimento é impossível se não formos além da nossa existência superficial, que é mero resultado de experiências exteriores selecionadas pela memória, uma representação inexata ou uma tradução apressada, incompetente e fragmentária de uma pequena parte do nosso grande Ser - precisamos ir além disso e lançar a nossa sonda bem fundo no inconsciente, precisamos abrir-nos ao superconsciente para conhecer a relação que existe entre essas coisas e o nosso ser superficial. Porque é entre essas três coisas que a nossa existência se movimenta, e é nelas que encontra a sua totalidade. (Sri Aurobindo)

Nenhum comentário: