sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Conceitos desconhecidos em Arte
SUPREMATISMO: Nome dado pelo pintor russo Malevitch à abstracção geométrica, em 1913, com manifesto assinado por ele e o poeta Maiakovski em 1915, o qual defendia a supremacia da
sensibilidade sobre o objecto e sobre os elementos da natureza. As obras
suprematistas eram elaboradas a partir das figuras geométricas: quadrado,
rectângulo, triângulo e círculo e, ainda, a partir da forma da cruz. Em 1915, Malevitch atingiu o
ponto máximo de simplicidade da estética suprematista, com a obra
"Quadrado branco sobre fundo branco", chegando, assim, aos limites
extremos da arte abstrata. As obras de Malevitch estão carregadas de espiritualidade, silêncio, leveza e desmaterialização, aproximando-se do sagrado.
RAIONISMO: Movimento estético criado por Larionov em 1911-1912 (Moscou), cujo manifesto de 1913 propõe a utilização de raios de cores paralelos ou em sentido contrário, dando a impressão de deslizar para fora do tempo e do espaço. As obras raionistas de Larionov e Gontcharova situam-se entre as primeiras pinturas abstratas do século XX.
NEO PLASTICISMO: Neoplasticismo é o termo criado pelo artista holandês Piet Mondrian para uma arte abstrata e geométrica. Segundo o artista, a arte deve ser desnaturalizada e liberta de toda referência figurativa ou de detalhes individuais de objetos naturais.
Assim, Mondrian restringiu os elementos de composição pictórica à linha reta,
ao retângulo e às cores primárias, azul, amarelo e vermelho, aos tons de cinza,
preto e branco. Mondrian fundou, com Theo Van Doesburg a revista De Stijl, publicada de 1917 a 1928, onde publicou os textos sobre o neo-plasticismo, sendo um deles ''Realidade Natural e Realidade Abstrata", um ensaio fundamental para o Abstracionismo 2º fase.
Esta pintura representa um modelo exemplar da harmonia universal ou verdadeira
beleza, a medida da evolução humana por um ambiente total que pudesse viver em
harmonia. NOVA OBJECTIVIDADE: Dentro do clima da arte figurativa, entre as duas guerras mundiais, a terceira onda do Expressionismo Alemão concretiza-se com o grupo Nova Objetividade / Neue Sachlichkeit. O nome foi cunhado, em 1923, por Felix Hartlaub, diretor da
Kunsthalle de Mannheim. A situação da Alemanha após a Primeira Guerra deu à sua
arte tons políticos mais acentuados que o das primeiras ondas do
Expressionismo. Entrou em confronto com a maré política favorável à
centralização e fortalecimento do poder do Estado, prenunciadora do Nazismo. Seria
este o elemento devastador do movimento. Com a ascensão de Hitler ao poder em
1933, houve a conseqüente queima das obras e a dispersão de seus artistas. A
exposição em Berlim que fundou o grupo, no ano de 1923, pretendia apresentar
trabalhos de artistas interessados pela crítica do cotidiano, do banal e, acima
de tudo, da situação política da Alemanha no entre-guerras. Otto Dix, George
Grosz, Max Beckman e George Scholz foram os principais artistas do grupo.
Apesar de variações entre seus trabalhos, queriam apresentar uma imagem crua da
sociedade alemã depois da guerra de 1914.
ULTRAÍSMO: Movimento poético de vanguarda que surgiu a partir das reuniões organizadas por Rafael Cansinos-Assens, no Café Colonial de Madri, no final de 1918. O ultraísmo foi
uma reação à monotonia dos adeptos domodernismo de Rubén Darío.
O ultraísta Guillermo de Torre definiu=o “como uma violenta reação à era de Rubén Darío e sua conseqüente série de poetas fáceis, que tinham chegado a formar um caráter
híbrido e confuso, uma espécie de bijuteria poética, um produto para as
revistas burguesas”. Jorge Luis Borges tinha opinião semelhante, mas no
entanto, acabará renegando suas origens ultraístas.
Além disso, a passagem do poeta chileno Vicente Huidobro e sua defesa do criacionismo por sua gestação foi um aspecto importante. O movimento se difundiu através de revistas, como
Los Quijotes, Grecia, Cervantes, Ultra, Cosmópolis, Horizonte, Vértices, entre
outras. Além dos antecedentes espanhóis, como Ramón Gómez de la Serna e Juan Ramón
Jiménez, é importante ressaltar a relação do ultraísmo com os movimentos de
vanguarda contemporâneos: o futurismo, o cubismo e o dadaísmo.
A “imagem múltipla”, que supõe a identificação mais plena entre a poesia e a música, a condensação metafórica (ver Figuras de linguagem), a eliminação de conexões inúteis, o
avanço da “imagem reflectida ou simples”, de acordo com os comentários de
Gerardo Diego, e o valor plástico da disposição tipográfica, herança direta dos
caligramas de Apollinaire são aspectos fundamentais do ultraísmo. Além dos já
citados, os poetas ultraístas mais notórios foram Juan Larrea, Pedro Garfias,
Adriano del Valle, Eugenio Montes, José Rivas Panedas, Rafael Lasso de la Vega,
Isaac del Vando-Villar, entre outros.
O movimento se dissolveu com o fim da publicação da revista Ultra na primavera de 1922. Dámaso Alonso, ainda que incisivo em sua crítica — “impossibilitado de dominar um ritmo novo, evitou todos os ritmos e lançou mão dos versos mais pobres” —, não deixa de reconhecer
que não é possível compreender a poesia posterior sem considerar o ultraísmo.
VORTICISMO: Movimento de vanguarda inglês fundado por WYNDHAM LEWIS em 1914.
O nome Vorticismo provém da observação do futurista italiano UMBERTO BOCCIONI de que toda arte criativa emana de um VÓRTICE emocional. Como o futurismo,o Vorticismo empregava um estilo severo,anguloso e altamente dinâmico,tanto na escultura como na
pintura,e tinha como objectivo captar a actividade e o movimento.
Embora o vorticismo não tenha sobrevivido å primeira Guerra Mundial, foi significativo por ser o primeiro movimento da arte inglesa na direcção da abstracção.
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