terça-feira, 12 de junho de 2007

Os Namorados e o Cérebro Social

O comportamento social é tornado possível por função do cérebro, havendo cientistas que admitem um “cérebro social”, uma combinação de diferentes estruturas e sistemas que atuam em harmonia para a convivência.

Nós já avançamos neste tipo de conhecimento e chegamos à conclusão de que o que uns chamam de cérebro social é uma das subfunções do sistema de autopreservação e preservação da espécie (SAPE), em termos técnicos, formado pelo hipotálamo, a formação reticular, e o sistema glandular endócrino.

Os desentendimentos entre homens e mulheres, como namorados, noivos, casados são freqüentes. É claro que uns são diferentes dos outros e, a partir do momento que entendam isso, é possível melhorar o relacionamento. Ainda hoje há dúvidas se a maneira de se comportar de cada gênero é devida à influência do meio ambiente ou de estruturas do cérebro. É prudente que aceitemos as duas possibilidades.

De uma maneira simplista, tem-se dito que os homens usam mais o hemisfério esquerdo, lógico-racional, e que as mulheres são do hemisfério direito, mais ligado ao sistema das emoções (hipotálamo, hipófise e o sistema glandular).

Os hemisférios são, na verdade, processadores de informações que provêm do sistema de autopreservação e preservação da espécie (SAPE). Por exemplo, o SAPE dá a informação de fome, então o homem primitivo precisava ir à caça, pois a mulher ficava na caverna para cuidar da preparação de alimentos e dos filhos. Para caçar, o homem precisou desenvolver sua orientação espacial: distância do bicho, para onde ele ia pular etc., etc.; enfim, a habilidade de formar no cérebro quadros mentais que indicassem tamanho, posição, movimento, volume e aspecto. Mas as mulheres, precisavam observar atentamente tudo nas cavernas, por isso tinham que assimilar tudo bem rapidamente e realizar várias tarefas ao mesmo tempo, com isso elas criaram mais conexões entre os neurônios e maior trânsito de informações entre os hemisférios, pois as fibras nervosas do corpo caloso, que fazem a ligação entre os hemisférios são maiores nas mulheres.

Desde suas múltiplas atividades na caverna, as mulheres tiveram que desenvolver seu senso de paladar (para proteger os companheiros e os filhos de comida estragada, o que até hoje ocorre), o tato e a audição e vêem melhor no escuro... daí elas encontrarem as coisas com mais facilidade, pois têm a visão periférica mais desenvolvida. Os homens pedem a elas que ajudem a encontrar o que perderam e na tomada de decisões, uma vez que elas vêem mais longe... Sua percepção é como um radar de longo espectro.

Bem, falamos na caverna para alertar os namorados que ninguém é melhor ou pior. Somos diferentes, homens e mulheres, para que possamos nos completar e, antes de nos queixarmos uns dos outros, precisamos entender como somos estruturalmente. Há vários livros interessantes que ajudarão nessa tarefa; por exemplo: “Homem Cobra – Mulher Polvo”, de Içami Tiba; “Por que os homens Fazem Sexo e as Mulheres fazem Amor?”, de Allan e Bárbara Pease; “Homens são de Marte – Mulheres São de Vênus”, de John Gray, Ph.D.; “Por que Amamos”, de Helen Fisher; “A Substância do Amor”, de José Eduardo Agualusa.

Professor Luiz Machado,
Cientista Fundador da Cidade do Cérebro
Mentor de Emotologia

Um comentário:

Great Houdini disse...

Cara Manuela não tem vergonha de desmontar assim o amor? =)

Concordo na posição relativamente à guerra dos sexos, ninguém é melhor, somos diferentes ... a não ser que estejamos a falar de um homem benfiquista e um sportinguista, aí claramente o lampião leva vantagem lol

desculpe não resisti =) depois de encher o Tertulias de verde, tive de encetar uma pequena vingança ... Ah obrigado pela visita.