sábado, 14 de julho de 2007

Ministros De Pena

Note/se e Desculpe/se as falhas de acentuacao….

… E tal o poder, a ocasiao e a subtileza deste oficio de ministros de pena, que com jeito de mao e com um torcer de pena podem dar e tirar vida. Com um jeito podem dar com que vivais, e com outro podem tirar/vos o com que viveis.
Quantos delitos se enfeitam com uma penada! Quantos merecimentos se apagam com uma risca! Quantas famas se escurecem com um borrao! Para que vejam os que escrevem de quantos danos podem ser causa, se a mao nao for muito certa, se a pena nao for muito aparada, se a tinta nao for muito fina, se o papel nao for muito limpo.

Eu nao sei como nao treme a mao de todos os ministros de pena e muito mais }aqueles que, sobre um joelho, aos pes do rei, recebem os seus oraculos os interpretam e entendem. Eles sao os que com um adverbio podem limitar ou ampliar fortunas Todas as penas, como as ervas, tem a sua virtude, mas as que estao mais chegadas a fonte do poder, sao as que prevalecem sempre a todas as outras. Sao por oficio ou artificio como as penas das aguias, das quais dizem os naturais que, postas entre as penas das outras aves, a todas fazem desfazer, e a todas comem. Mas, se em vez de serem sas forem corruptas, elas serao a causa de todas as ruinas e de todas as calamidades. Se perguntardes aos gramaticos de onde deriva calamidade, calamitas, responder/vos/ao que de calamo. E, que quer dizer calamo? Quer dizer cana e pena, porque as penas antigamente se faziam de certas canas delgadas. Por sinal, diz Plinio que as melhores do mundo eram as da nossa Lusitania.

Esta deriva;ao ainda e mais certa na politica que na gramatica. Se as penas de que se serve o rei nao forem sas, destes c@lamos, derivarao todas as calamidades publicas, e serao o veneno e enfermidade mortal da monarquia, ou da republica, ou da democracia, em vez de serem a saude dela. * (Selecta Literaria) *

Note/se as falhas de acentuacao…. As minhas desculpas por isso.

Bom Fim de Semana Amigos. Boas Ferias e Um Magnifico Verao.

Nenhum comentário: