4 - CONSTRUÇÃO DA CÂMERA PINHOLE |
Para construir uma pinhole é muito fácil; basta termos à mão o material necessário, que pode ser desde uma simples caixa de sapatos, latinha ou algo semelhante (desde que tenha tampa) O primeiro passo é transformar esta caixa numa câmara escura. Para isso é necessário escolhermos uma caixa com uma tampa que vede bem o interior da mesma. Com tinta preta baça pintamos o interior da câmara, inclusive a tampa. Podemos também utilizar um papel cartão preto para forrar . O importante é mantermos a câmara realmente escura. Depois, com o auxílio de uma agulha, furamos um pequeno buraco numa das laterais da caixa/câmara. Em alguns casos, onde a dureza do material usado para câmara não permite um furo perfeito (que é fundamental), devemos então fazer um buraco maior e colar sobre ele um pedaço de papel alumínio ou um retalho de latinha ou latão e neste sim, fazermos o furinho de agulha.
É importante observarmos que o tamanho do furo deve ser o menor possível, com um diâmetro que não ultrapasse o da ponta da agulha. Isto é relevante em termos de definição focal e nitidez na imagem gerada . Devemos entender que uma imagem desfocada é conseqüência de um furo muito grande, isso em relação ao tamanho da câmara . Quanto menor a câmara, menor deve ser o furo. Evidentemente que para cada tipo e tamanho de câmara, haverá de ser este furo proporcional à distância focal. Considerando que para uma pequena , tipo caixinha ou lata, fazemos um furo com agulha, para uma de maiores proporções, podemos chegar a um furo com diâmetro de um dedo polegar. Podemos também usar tabelas de cálculo para conseguimos um furo no tamanho ideal e preciso. Chamamos de plano focal a distância ideal onde a imagem é projetada com o melhor foco.
O segundo passo será o de verificarmos que não existe nenhum outro ponto por onde a luminosidade externa possa entrar além do orifício já feito. Este por sua vez deverá ser vedado pelo lado de fora da pinhole com um pedacinho de fita isolante preta, que servirá como o dispositivo de controle da entrada de luz no interior da câmera. Temos assim uma câmara fotográfica Pinhole pronta para o uso. Basicamente, a câmara Pinhole é feita assim. Podemos, à medida em que vamos experimentando, aperfeiçoar um pouco mais e adaptar a pinhole ao nosso modo e conforme a meta que pretendemos atingir.
O tamanho e o formato das imagens que a câmara produz depende, quase sempre, do tamanho e formato usados para construí-la. Como foi dito anteriormente, podemos fazer e usar câmaras pinhole de todo tipo e tamanho. E conseguirmos os mais diversos efeitos.
ALGUNS MODELOS DE CÂMARAS PINHOLE | CÂMARAS PINHOLE DE PEQUENOS FORMATOS |
CÂMARA PINHOLE ESTEREOSCÓPICA COM DOIS | CÂMARA DE MADEIRA COM VARIAÇÕES DO PLANO E DISTÂNCIA FOCAL. ESTE TIPO DE CÂMERA PERMITE CRIAR IMAGENS COM OPÇÕES DE DISTANCIAMENTO ENTRE O FILME E O FURO, VARIANDO O TAMANHO E A COMPOSIÇÃO DO OBJETO FOTOGRAFADO. |
CÂMARA 360 GRAUS COM VÁRIOS FUROS EM VOLTA DA LATA QUE PERMITE O REGISTRO DE IMAGENS DIVERSAS POR TODOS LADOS. O RESULTADO É SEMPRE SURPREENDENTE. | CÂMARA PINHOLE PARA FILMES 35mm. A GRANDE VANTAGEM DESTE MODELO É PERMITIR VÁRIAS TOMADAS DE UMA SÓ VEZ. USANDO FILMES VARIADOS, P&B E COR. ALÉM DO TEMPO DE EXPOSIÇÃO REDUZIDO, DEVIDO A MAIOR SENSIBILIDADE DOS FILMES. |
CÂMARA TUBULAR, PRODUZ IMAGENS ANAMÓRFICAS DEVIDO A LOCALIZAÇÃO DO NEGATIVO EM SUA LATERAL.
O TAMANHO, O FORMATO E MAIS UMA SÉRIE DE DETALHES DE UMA PINHOLE SÃO COISAS
QUE CADA UM DEVE DESCOBRIR E ADEQUAR A SEU GOSTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário