sábado, 6 de outubro de 2007

Do Pequeno ... Ao Ditador


É preciso educar no respeito e afecto, transmitir valores, falar com as crianças, ouvi-las, ensiná-las a aceitar as frustações, impor limites e exercer a autoridade sem medo. É preciso recorrer a ajuda especializada sem vergonha”. Javier Urra ensina-nos os três pilares fundamentais para educar os nossos filhos: autoridade, competência e confiança.” No livro “ O Pequeno Ditador”


Devido à integração da mulher no mundo do trabalho, a estrutura social sofreu sérias modificações. Era a mulher que se ocupava da educação dos filhos e dos trabalhos caseiros. Hoje, tudo se alterou. Os manuais sobre “educação” dizem-nos para perdermos todo o tempo e mais não é pouco com os filhos. Comuniquemos com eles, que nos preocupemos e ajudemos na resolução de todos os seus problemas.


Também nos diz Javier Urra que as crianças não precisam de pais-colegas, amigos permissivos. Não lhes faltam amigos. É o que mais existe hoje em dia.

Também não precisam de pais “sufucantes”, geralmente mães que estão sempre em cima, ... onde vais? Com quem?... Não permitem o crescimento dos filhos e asfixiam-nos....


Também não precisam de pais advogados que acusam as forças de segurança quando os seus filhos apanham um “coma alcoólico” na discoteca da moda e, por serem menores de idade , ter-lhe sido permitida a entrada sem identificação, ou porque simplesmente ninguém quer saber.


Do que é que precisam afinal as crianças e os adolescentes?


O que de facto lhes falta são mestres educadores diz o psicologo clínico, pedagogo terapêuta. A juventude e a adolescência exigem disciplina , flexibilidade, autoridade e afecto.Segurança, que é o que falta na grande maioria das vezes,aos pais, por razões alheias à sua vontade, diálogo, explicação e compreensão.


No seu todo os pais fazem o que podem, noutros, simplesmente lavam as mãos,

desistindo logo que surgem os primeiros desentendimentos e não percebem que uma adolescência conflituosa é fruto de uma infância mal resolvida, diz o pedagogo e eu constactei ao vivo podendo também confirmar.


Os adolescentes têm um profundo sentido do ridículo e para que uma família dê lucros educativos, é preciso que alguém nela se dedique a ser adulto rapidamente. Bem haja Javier Urra pelo seu trabalho e pelos ensinamentos tão úteis nos tempos que vivemos.

Pelos pais que trabalham e disfrutam do seu labor, pelos filhos que se tornam merecedores de todo o carinho, e, por aqueles que mesmo tentando não conseguem entender-se e ser felizes!


O Pequeno Ditador::: Da criança mimada ao adolescente agressivo::: de Javier Urra .Aconselhável e URGENTÍSSIMO!!!


Outubro de 2007

Por manuelapinheiro



Nenhum comentário: