sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

A Quem Portugal deve mais ? À República ou à monarquia ?


De Onde Viemos, Quem Somos e Para Onde Vamos?
A Quem Portugal deve mais ? À República ou à monarquia ?

Graças a Deus que, por enquanto, em Portugal não pagamos impostos para termos o direito de não sermos aquilo que a cambada política gostaria que nós fossemos.
Falavam de Salazar, mas alguns não são ditadores mais ferozes de que Ele jamais foi, porque não tiveram engenho nem arte suficientes para a sua consumação ou porque valores mais altos o não permitiram!
Fez no dia 01 deste mês, o centésimo aniversário do assassinato do penúltimo rei de Portugal, - D. Carlos. Embora não nos tenhamos apercebido, os monárquicos todos os anos reúnem para recordar o trágico acontecimento.
Prevendo-se que as tradicionais cerimónias do regicídio este ano seriam mais alargadas, em virtude de se tratar do centenário da efeméride, houve que as refrear para não “amedrontar” os repúblicos! o jornal “O Sol” do fim de Janeiro último, escreve um artigo que li via Internet, onde no cabeçalho se lê: - «Ministro proíbe Exército de participar nas cerimónias do regicídio». Por baixo, lê-se: - «O Exército já não vai participar nas cerimónias do centenário do regicídio. O BE reclamou e o ministro proibiu». Esta decisão, entre outras que nos revoltam e nos envergonham como portugueses, é um insulto à Nação, à História e à dignidade da instituição militar.
Como é possível que o ministro da defesa de Portugal se deixe sugestionar pelas ideias de um deputado, cujos ideais políticas não se coadunam com a nossa História, em vez de se mostrar firme digno do lugar que ocupa!
Não sou monárquico porque não vivi no tempo da monarquia. Não sou republicano, porque a República foi implantada pela força, ninguém perguntou ao povo se a queria e roubou à Nação a vida de muitos dos seus melhores filhos, para gáudio de meia dúzia de pataratas, não tanto motivados para o bem da Terra que os gerou, mas mais para satisfação dos seus interesses sedentos de poder a qualquer preço. Sou apenas um cidadão, que no mínimo deve à monarquia o orgulho e ser Português.
Não vou ensinar ao senhor Severiano Teixeira a História de Portugal. Porém, admitindo que a tenha esquecido, com o devido respeito vou recordar-lha: - A formação e independência e conservação de Portugal como Nação, deve-se exclusivamente à monarquia e aos militares. D. Carlos foi um membro da monarquia e foi militar!A formação do império colonial português, deveu-se à igualmente à monarquia e às Forças Armadas. O Império que a primeira República e o Estado Novo ainda conservaram e a terceira República sem honra nem glória desbaratou. A monarquia reinou em Portugal durante 767 anos. A República ainda não atingiu os 100.Creio ter ouvido dizer, com um certo orgulho, que o Português á a terceira língua mais falada no mundo. Afinal, a quem se deve tal facto? À República, não, com certeza: A língua portuguesa foi levada da Europa até à Ásia, à África, à América e à Oceânia pelos portugueses no tempo da monarquia.
Poderemos assim dizer, sem margem para dúvidas, que Portugal muito deve à monarquia e pouco ou nada deve à República.Do mesmo modo, Portugal deve mais aos militares do que aos políticos.
Não obstante um ou outro senão, sempre os militares foram os seus melhores filhos, e não podem ser amordaçados como no caso presente, às ordens ou capricho de qualquer UM!

Por José de Oliveira Guerra

Nenhum comentário: